top of page

Como se inscrever numa universidade francesa

Quem pode se candidatar?

 

O Brasileiro titular de um diploma de conclusão do ensino médio, que deseja cursar o ensino superior na França, no primeiro ciclo universitário (“Licence 1 ou Licence 2”) deve seguir um procedimento especial chamado “Demande d’Admission Préalable (DAP)”.
Como parte deste procedimento, ele fornecerá um dossiê com vários documentos. Terá também que passar por uma prova em francês, chamado “TCF para o DAP”, caso não tenha o DELF B2 ou DALF.
Em seguida, o seu pedido de admissão poderá ser aceito ou rejeitado pelas três universidades que terá previamente escolhido.

 

Como fazer?

 

O candidato Brasileiro deverá preencher um dossiê chamado:
– dossiê “verde”, se for residente na França.
– dossiê “branco”, se residir no Brasil.
Este dossiê de pedido de admissão deverá ser retirado entre o 01 de dezembro e o 31 de janeiro do ano letivo anterior ao ano escolar para qual o pedido é feito. Um recibo datado será dado ao candidato. Ele deve ser cuidadosamente preservado.
Também poderá ser solicitado pessoalmente ou pelo correio:
– Nos Serviços Culturais da Embaixada da França, para o candidato residente no Brasil
– Diretamente na Universidade onde deseja estudar, para o candidato residente na França, mediante a apresentação de uma autorização de residência (“titre de séjour”) com validade de no mínimo um ano.
O candidato que fizer o seu pedido pelo correio deverá escrever em francês, antes do 15 de janeiro.
IMPORTANTE : o Brasileiro deverá requerer, simultaneamente ao dossiê de admissão, o seu visto de longa duração para a França (“visa de long séjour pour la France”) via internet, através da abertura de uma conta no site “Campus France” do Brasil.

 

Quais documentos são necessários?

 

O requerente deverá apresentar todos os documentos solicitados na nota explicativa anexada ao dossiê de admissão. Eles variam de acordo com a situação do candidato.
Estes documentos deverão ser acompanhados de uma tradução oficial em francês (somente a tradução juramentada será aceita pela Universidade).
Clique para encontrar um tradutor juramentado na França.

 

Como selecionar as Universidades?

 

O candidato poderá fazer a escolha de três instituições acadêmicas e classificá-las na ordem de sua preferência.
Lista das Universidades na França:
Se a resposta da Universidade for positiva, o estudante deverá confirmar a sua escolha pelo correio em vista de sua inscrição definitiva.

 

Qual o nivel de francês requerido?

 

Como parte do processo de admissão, os estudantes estrangeiros deverão passar por um teste de conhecimento em francês (TCF).
Este teste é administrado pelo CIEP e é pago. O custo é de 65 € para o ano letivo de 2013.
Para fazer o teste, o estudante é convocado:
– No departamento cultural da embaixada, se residir no exterior,
– Na Universidade, de sua primeira escolha, se residir na França. Todavia, se esta Universidade encontra-se longe de sua casa, ele poderá ser autorizado a fazer o teste em uma Universidade próxima à sua residência.

 

Os seguintes estudantes estão isentos desta prova:

 

1) cidadão de um país cuja língua oficial é o francês,
2) estudante de turma bilingue em francês, cujo o nome da instuição de ensino da qual é oriundo consta na lista conjunta dos Ministérios da Educação e das Relações Exteriores,
3) titular do DALF, níveis C1 ou C2,
4) titular do DELF nível B2,
5) candidato que já passou o teste organizado pela Câmara de Comércio e Indústria de Paris e obteve pelo menos 14/20 nas provas escritas.
Boa sorte à todos! Esta experiência vale a pena e é muitíssimo enriquecedora quer fique na França, quer volte ao Brasil.

ZAP_edited.jpg
bottom of page